segunda-feira, outubro 30, 2006

Sexta Estamira. Sábado Glauber. Domingo Lula.

Um final de semana politicamente pensante pra mim que sou péssima em pensar e pior ainda em política.

Sexta fui assistir ao documentário que tá causando o maior bafafá, prêmios e tudo mais, o Estamira. Acho que tudo merecido, porque o filme é realmente muito bom. Fala de uma catadora de lixo, que dá nome ao documentário, cheia das lombras e das filosofias. Quando você for assistir, sugiro que preste atenção na discussão dela sobre o "controle-remoto do mundo", que pode ser Deus ou um arroto. Bom também é ir fazendo o caminho da loucura da Estamira e, perceber, como o diretor prepara a gente pra ver esse caminho sem muito susto e sem muita culpa, o que acaba refletindo a nossa falta de indignação com as coisas. Mas o que mais mexeu comigo foi a idéia de que eu, meu marido, todo mundo que tava ali vidrado na tela e o diretor do filme e tudo mais, tinham também, de alguma forma, usado e abusado da Estamira.

Sábado, assisti Terra em Transe. Pasmem, mas não, nunca tinha visto. E na minha cuca maluca, o Glauber acabou batendo um papo com o Estamira. Conclusão metida a besta que cheguei: a loucura é a defesa de quem não quer ceder. Quem cede consegue se manter são no mundo. Quem resiste acaba se passando por doido.

Domingo, o Lulex mais uma vez tomou conta da prateleira da presidência. E eu votei nele sem medo e sem remorso e, principalmente, sem ver nele um remédio, mas um caminho. Num diálogo do Terra em Transe, Diaz, que parecia representar a burguesia nacional perguntava a um empresário de comunicação de que lado ele estava. Ao empresário responder que era esquerdista, ele riu e disse algo do tipo: “O povo não quer só casa, comida e escola. O povo quer o poder. E a gente não pode deixar isso acontecer”. Sacaram a questão? Eu não votei no presidente Lula, nem na esquerda, nem no PT. Votei num barbudo sindicalista e pobre e com pouco estudo que teve abuso suficiente pra chegar à presidência. Daí em diante, é ficar de olho e trabalhar pra ir pra frente e colocar gente melhor no lugar dele. Voltar atrás, não, pelo amor de Deus!

1 Comments:

Blogger Diogo said...

Amanhã vou ver Estamira, todo mundo falando muito bem. Tô curioso ainda pra ver ''O ano que meus pais saíram de férias'', um drama que se passa no período da ditadura, e eu pelo cartaz achando que era um filme totalmente lúdico =p Vai ver ainda consegue ser, e se for deve ser bem interessante mesmo.

Mas sim, Lúcia, nesse sábado teremos mais outro encontro Por Mais Leitura, pra mais detalhe é só clicar no linkzinho aí em cima :)

Se cê puder divulgar também, como sempre faz, eu ficaria agradecido =D

ass: bruno

quarta-feira, novembro 01, 2006  

Postar um comentário

<< Home