quinta-feira, agosto 31, 2006

Não é assim grande coisa - Continhos, contecos e outras pequenas coisas

Para os amigos mongóis Talita e André

26 de agosto

Plutão procura companhia pra curtir aposentadoria
Tipo físico mignon
Um tanto tímido
E, confessa, meio de lua
(ao todo possui três)
Alguns o consideram frio e distante
Mas de perto é até galante
Interessadas ligar para a Nasa

Burilando o marcador

O Rodrigo, diretor de arte gênio e amigo fiel, me mandou hoje os marcadores que ficaram tudo de bom. Vou ver se no começo do mês consigo grana pra imprimir. Quem for daqui vai ganhar inteiramente grátis se me encontrar em algum canto. Quem for de fora, terá que pedir, aí vejo como faço pra mandar.

Mais um curso do Dragão

Palavra e imagem na arte moderna e contemporânea

"Através do exame da obra de cinco artistas – os europeus Kurt Schwitters e Marcel Duchamp e os brasileiros Elida Tessler, Nuno Ramos e Pedro Moraleida –, este curso busca estabelecer uma compreensão do porquê a palavra, na modernidade e na contemporaneidade, apresenta-se tão fortemente como a imagem, mesmo naquelas obras predominantemente plásticas ou visuais, como uma das dimensões fundamentais do ato artístico."

Veronica Stigger é doutora em Teoria e Crítica da Arte pela USP e mestre em Semiótica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora, escritora e crítica de arte, integra a atual direção da Associação Brasileira de Crítica de Arte (ABCA). Sóóóóó!!!!


12 a 16 de Setembro
18h30 às 21h30 ( de 12 a 15) e 8h às 10h ( dia 16)
Sala de aula do MAC-Ce
Público-alvo: Pessoas que desenvolvam trabalhos e pesquisas nas áreas de artes plásticas, literatura e entrelaçamento de linguagens.

Inscrições: Enviar curriculum para literatura@dragaodomar.org.br

Estarei nesse também. A gente se vê?

Curso de Apreciação da Arte - Agora sim

Pronto, meu amor pegou a programação do Centro Cultural Banco do Nordeste pra mim e agora eu posso falar direitinho.

Seguinte:
Curso de Apreciação da Arte
Clássicos: Livros sem Idade
Fernanda Coutinho
Dias 09, 16, 23 e 30, aos sábados, 15 às 18h
Incrições a partir de 1 de setembro na recepção do CCBNB

terça-feira, agosto 29, 2006

Corona, um banho de alegria

Gente, tava indo embora do trabalho, dando a derradeira cascavinhada na net e achei uma coisa simplesmente genial. E quando vi, a coisa era do meu mestre oficineiro Ricardo Corona.
Olhem aqui http://www.cronopios.com.br/site/colunistas.asp?id_usuario=31 mas olhem com carinho.

Ai, Ferreirinha


Até 30 de setembro quem mandar um ensaio de até duas páginas pro Portal Literal vai concorrer a um exemplar da nova edição do fantástico, único, genial, incrível e especial Poema Sujo.

A fotinha aí é da primeira edição e foi gentilmente roubada do Portal Literal.

Uma lembraça até pra mim mesma

Se igual a mim você deixa tudo pra última hora, anote aí e corra:

Até quinta agora!!!!!!

Concurso Nacional de Contos Newton Sampaio
Concurso Nacional de Poesia Helena Kolody

Informação não têm mais no site, quem quiser participar, fala comigo que mando por email bem detalhadinho.

Aprecição da Arte

Essa é pra entrar pra história. A primeira dica dos meus novos amigos da Oficina de Poesia:

Curso "Clássicos: livros sem idade" no BNB. Ministrado pela Fernanda Coutinho da UFC com duração de 12hs. Aos sábados de 09 a 30 de setembro. Assim que tiver mais informações, aviso.

Ah, e meus outros amigos da Poesia Sônica estão firmes e fortes montando uma apresentação pra novembro. Eu sou uma mazela e nem sempre compareço às reuniões. Mas vou deixar aqui o compromisso de mandar o material que prometi.

segunda-feira, agosto 28, 2006

A segunda chegou e...

- Fui no sábado ver o Heitor Ferraz, professor da oficina de poesia. Muito legal a palestra sobre poesia contemporânea. Ele deu umas alfinetadas no Marcelino e no Mirizola, e muitas no Carpinejar. Quem vem me acompanhando aqui deve ter percebido que adoro o primeiro e o último, já que o segundo ainda não li nada, mas gostei muito do que o Ferraz disse. Só não sei se ele conseguiu deixar claro o que quis dizer.

- Sábado também na Bienal teve a apresentação da peça Ana Terra dirigida por Jadeilson Feitosa, amigo meu, e com a cenografia da Celina Hissa, que além de amiga é a decoradora do meu casório. Para falar da peça, da obra do Érico Veríssimo e de outras coisas, nada mais nada menos, que o filho do homem. Não fui ver, mas a Celina e outros dois amigos foram e disseram que foi massa, como haveria de ser.

- Ontem fugi pra Guaramiranga. Pra quem não é da terrinha: Guaramiranga é uma cidadezinha serrana que faz um friozinho surpreendente para o Ceará e que promove uns eventos bacanas como Festival de Jazz e Blues, de Teatro, de Gastronomia. De lá não trouxe nenhuma novidade literária, só uma preguiça medonha de começar a segunda-feira.

- E o bom de hoje foi abrir o email e ver que a galera da oficina de poesia já está se agilizando pra continuar se falando.

quinta-feira, agosto 24, 2006

Oficina de Poesia

"Se você trabalha, aproveite a hora do expediente pra escrever seus poemas. É a maneira mais bonita de combater o capitalismo."
Heitor Ferraz

quarta-feira, agosto 23, 2006

Não é assim grande coisa - Continhos, contecos e outras pequenas coisas

Digníssimo marido faz mais um aniversário.
E a dúvida dela é: bate um bolo ou estoura um miolo?

Poesia com o Ferraz

Lembrando:
E hoje começa no Centro Dragão do Mar a Oficina de poesia com HEITOR FERRAZ . Louvado seja, meu curriculum foi aprovado pra participar.

Repetindo:
Dias 23 a 25 de Agosto - Horário: 18h30 / 21h30 - Sala de aula CDMAC
Público-alvo: Pessoas que desenvolvam trabalhos e pesquisas nas áreas de poesia, literatura e seus gêneros, estudantes, professores, autores inéditos ou não. Inscrições: Enviar curriculum para literatura@dragaodomar.org.br

terça-feira, agosto 22, 2006

Burilando a marca

Agora o Burilando tem essa marca aí do cabeçalho. Lindona, né? Quem fez foi meu melhor amigo e diretor de arte genial que se chama Rodrigo. A idéia é que a marca vire marcadores e camisetas pra serem distribuídas por aí, bora ver o que minha graninha permite.

Bienal no Dragão hoje

É a Bienal fora da Bienal. No caso, o fora é lá no Dragão do Mar. A atração de hoje é o editor argentino Gustavo Lopes.

Tô sem gracinha no texto porque hoje não estou muito bacaninha.

Carpinejar ontem na Bienal

A mão que toca a alma pode se dar ao luxo de ter as unhas pintadas de preto.

segunda-feira, agosto 21, 2006

Bienales

Fui ontem na Bienal.
O que eu vi? Muita, muita gente e uma conferência sobre o Guimarães Rosa. Hoje, entre outras coisitas (olha em http://www.rpsfeiras.com.br/Feiras/ceara2006/default.asp ) tem Carpinejar na Arena do Escritor. Eu vou, eu vou, eu vou.

Bravo, Bravo!


Muito legal essa da Bravo! Uma edição dedicada aos 100 livros considerados indispensáveis na literatura brasileira. Cada indicação de livro tem um textinho explicativo, dizendo as características da obra, um panorama do autor e coisa e tal. Eu tô gostando que só.

Simplíssimo

O meu amigo de blog e email, Rafael (http://rafaelrodrigues.wordpress.com/), me presenteou com mais uma dica literária. http://www.simplicissimo.com.br/ é o endereço de um site de textos e outras marolices muito legal. O Rafael me indicou em especial o link “Um miniconto por dia”. Literatura em doses homeopáticas e salvadoras pra quem vive correndo. Vou enviar alguns assim que tiver uma brecha aqui.

quinta-feira, agosto 17, 2006

Não é assim grande coisa - Continhos, contecos e outras pequenas coisas

Assassino mutilador vive tendo idéias. Todas sem pé nem cabeça.

quarta-feira, agosto 16, 2006

Otimismo evita rugas e problemas do coração

Em Fortaleza, tem calor, tem assalto, tem turista nojento, mas também tem:
- Quarta Literária no Dragão (mais detalhes num post anterior aqui abaixo);
- Bienal do Livro que começa sexta
- Seminário Literatura Brasileira no Cinema, hoje, das 14h30 às 18h30 na Sala de Eventos da Biblioteca Pública.
- Adesgraçadalebre no Núcleo de Artes Visuais, Alpendre, Rua José Avelino, 495, Praia de Iracema, hoje, às 20h. Do que se trata? “Adesgraçadalebre é uma mostra de arte contemporânea onde se prioriza dar vazão a produções recentes das várias áreas ligadas às artes. São convidados artistas de áreas diversas: artistas plásticos, bailarinos, atores, músicos, vídeo-artistas, esses têm o papel de ocuparem os espaços do Alpendre com seus trabalhos. Muitos trabalhos são pontuais, e só poderão ser vistos na noite em que tal mostra acontece.” A Adesgraçadalebre dessa vez traz os artistas plásticos Cecília Bedê, Murilo Maia, Euzébio Zoolocovik e Rosangela Melo e as coreógrafas e bailarinas Andréa Sales e Sâmia Bittencourt.

-------------------------------------------------------------------------

Em São Paulo, tem engarrafamento, tem Marcola, tem governandor imbecil (bem que isso não é mérito de SP), mas também tem:
- Flap, evento alternativo à Flip, que abre diálogo para os novos escritores e críticos literários do Brasil. Saiba mais em: http://www.projetoidentidade.org/site/
- Museu da Língua Portuguesa
- Casa do Saber que reúne gente endinheirada pra pensar artes e filosofia, mas também ajuda a aquecer ainda mais a vida cultura de Sampa. Para se ter uma idéia, amanhã, dia 17, às 18h30, a Casa do Saber abrirá seu auditório para Ondjaki, o grande nome da nova literatura angolana. Do ladinho dele, pra animar a conversa, Luiz Ruffato.

segunda-feira, agosto 14, 2006

Cineminha

Amanhã em Fortaleza é feriado. Bora aproveitar, né? Às 19h30 tem Imagem em Movimento do Centro Cultural Banco do Nordeste. O filme a ser exibido é “O Cárcere e a Rua”. Não faço a menor idéia do que seja, mas acho que vou levar meu amado professor de cinema pra ver qualé.

Exibição na Casa da Comédia Cearense Rua Major Pedro Sampaio, 1190 – Rodolfo Teófilo (atrás do Hospital do Câncer) – Fone: 85 3281.3107.

Olha a sinopse:
“Cláudia é a presidiária mais antiga e respeitada da Penitenciária Madre Pelletier. A que dá ordens e protege. Protege, por exemplo, a jovem Daniela, que corre risco de vida por ser acusada de ter matado o próprio filho. Mas Cláudia, assim como Betânia, deve deixar a penitenciária em breve. Daniela terá que se defender sozinha. Cláudia sai em busca do filho. Betânia sente a tentação de deixar de lado as regras do regime semi-aberto, para viver a liberdade em companhia de um novo amor. Direção de Liliana Sulzbach. Documentário. 2004. 80min. Cor.”

Quarta Literária do Dragão

Para ser mês do desgosto, este agosto até que está bom.

Esta quarta, dia 16, vai ter outra conversa literária na Biblioteca de Artes Visuais Leonilson do Dragão do Mar. Dessa vez, o tema é a tradição popular de contar histórias e será conduzido pela atriz e pesquisadora Josy Correia.

Relembrando que semana passada houve uma conversa sobre como se constrói a imagem do escritor, tendo como base a obra e a biografia de Clarice Lispector. Eu fui e garanto que foi ótimo e divertido e renovador.

Bora ver se a gente se encontra lá na
quarta? Eu sou loira, tenho 1,80m de altura e estarei com uma rosa vermelha na boca durante toda a palestra. Até lá.

sexta-feira, agosto 11, 2006

Eu cá e a Flip lá

Ô desperdício, hein? Sol e literatura dando sopa e eu numa sala fechada no friozinho do ar-condicionado. As grandes merdas da vida.

Quem também não teve a sorte, a alegria ou a inspiração de fugir pra Paraty pode curtir uma dorzinha de cotovelo visitando o Portal Litertal: http://portalliteral.terra.com.br/ e o próprio site do Festival http://www.flip.org.br/index1.php3?idioma_new=P.

É isso. Abraço pra quem é de abraços e beijos pra quem é de beijos (acho isso breguíssimo mas sempre quis usar). Bom Zorra Total e Fantástico pra todos.

quinta-feira, agosto 10, 2006

Curumins

A Associação Curumins é uma entidade não governamental que há 10 anos trabalha com crianças e adolescentes em situação de risco social, em particular, situação de rua. Atende a aproximadamente 180 jovens e crianças por ano.

A Associação está montando uma sala de leitura, contando para isso, com a doação de livros infantis.

Quem quiser ajudar liga pra (85) 3263. 2172 e fala com a Mayra.

Conforme o prometido 1

A Bienal desse ano terá como tema: “Era uma vez ...Mil e uma histórias”. Uma homenagem à tradição da literatura árabe e da contação de histórias. Os nomes dos convidados parecem ter saído da novela O Clone: Mamede Mustafá Jarouche, vencedor do Prêmio APCA; Tariq Ali Afaf El Sayyed, Aminah Fares Ghosn e Mahmoud Tarchouna.

Será que não conhecer nenhum deles é motivo pra eu queimar no mármore do inferno????!

Minha alegria particular é com a presença de Carpinejar, Ignácio de Loyola Brandão e Luís Fernando Veríssimo. Ixalá.

Pra saber de mais coisa: http://www.rpsfeiras.com.br/Feiras/ceara2006/default.asp

quarta-feira, agosto 09, 2006

Só penso nisso mas esqueci de comentar. Cabeça minha!

7a. Bienal do Livro do Ceará - de 18 a 27 de agosto.

Juro, prometo, que vou conversar mais sobre isso aqui.

Agora não dá porque tô saindo pra palestra da Clarice, inté mais.

Prêmio Jabuti pra ti (o que a falta de um título não faz)

O povo gosta de colocar nome de bicho em prêmio... Em publicidade, é leão, em literatura, jabuti. Sim, só sei desses dois casos, o que não me dá direito de formular uma teoria, mas não consegui evitar o devaneio. De qualquer forma, como ando mais pra calma e a paciência do jabuti que pra danadeza do leão, lá vai:

Vi no blog da Ivana Arruna Leite que tô aprendendo a gostar cada vez mais, que o Marcelino Freire, que foi meu professor na oficina de micro-contos, que deu uns toques preciosos no conto "E uma rosa amarela", que mantém o blog http://www.eraodito.blogspot.com/ e que é gente fina, foi o primeiro classificado no Jabuti, um dos maiores prêmios da literatura brasileira, com o livro"Contos Negreiros" que tive alegria de ganhar e ter autografado pelo próprio Marcelino. Ufa!

Coisa boa né? Quem tiver a curiosidade de conhecer os outros agraciados, clica aqui ó: http://www.cbl.org.br/pws_jabuti/2006/fase2.html

Lembrando:

Além da palestra sobre Clarisse, hoje tem Seminário Literatura Brasileira no Cinema das 14h30 às 18h30 (dessa vez o horário tá mesmo certo) na Sala de Eventos da Biblioteca Pública. Quem ministra é o Professor Carlos Perdigão.

terça-feira, agosto 08, 2006

Quarta com Clarice



Todo mundo que conheço ama e adora Clarice Lispector. No caso de Miguel Leocádio Araújo, que não conheço, essa paixão é ainda mais intensa. O professor fez sua dissertação de mestrado sobre a autora e vem desenvolvendo várias pesquisas que oferecem um viés de estudo pouco explorado nos estudos literários voltados à Clarice.

Para conhecer ou rever o professor Miguel e desfrutar de suas incursões ao universo de Clarice, vá amanhã, quarta, 9 de agosto, às 19h até a Biblioteca Leonilson do Dragão do Mar, que tem acesso pela entrada do museu, e assista à palestra “DESVENDANDO CLARICE LISPECTOR: A construção de um autor e sua obra”. A palestra faz parte do programa Quarta Literária Especial do Dragão.

Ah, e é grátis, viu?

segunda-feira, agosto 07, 2006

Tem que saber

Não é novidade, mas tem gente que ainda não ouviu falar.
http://www.overmundo.com.br/home/ é o endereço de um site que repensa o jeito de se fazer Internet, através de uma proposta de democratizar a difusão da cultura. É um negócio que já tá sendo comentado (já foi pauta do Portal Literal, da Folha Ilustrada, da revista Cult, da Bravo!) e que acredito que irá se tornar o grande centro cultural da Internet.

O próprio site se define assim:

“O Overmundo é um site colaborativo. Um coletivo virtual. Seu objetivo é servir de canal de expressão para a cultura brasileira tornar-se visível em toda sua diversidade. Para funcionar, ele precisa da sua comunidade de usuários que geram conteúdos, votam, disponibilizam músicas, filmes, textos, comentam tudo e trocam informações de modo permanente.”

Concursos Literários

O link abaixo é do Garganta de Serpente, mais um site bacana de literatura dessa Internet de meu Deus. Nele, você vai ter acesso direto a alguns concursos literários que tão rolando por aí. Talvez me inscreva em alguns e como não bastasse todos os concorrentes do Brasil, eu ainda tô convidando vocês a participar.

Colaborem com minha insanidade, participem:

http://www.gargantadaserpente.com/encanta/concursos.shtml

quinta-feira, agosto 03, 2006

Sobre os posts no Civilizados

Os posts do meu conto "E uma rosa amarela" no Civilizados tão me deixando que nem pinto no lixo. E tem muito texto novo lá. Adorei o "O Homem da Janela" que me lembrou música do Chico e o que me faz lembrar o Chico me faz bem. Não gostei de "Um Belo Dia de Novembro (...)" que trata da mesma temática, mas tem um num sei quê que me incomoda. Pra concordar ou discordar de uma crítica ridícula que se baseia em um num sei quê que incomoda, vai lá, vai.

Só lembrando: http://civilizados.naselva.com/

Sobre o post abaixo

Não, eu não deixei colarem o adesivo do Solúcio no meu carro.

Agradeço ao Governo do Estado por uma graça alcançada

É o que dá ter uma primeira-dama professora de literatura:

Depois do Poesia Sônica, que morri de comentar aqui, o Centro Dragão do Mar lança mais uma oficina, leia abaixo e cuidado pra não babar o teclado.

Oficina de poesia com HEITOR FERRAZ.

“A idéia central é, assim, ajudar o leitor (já que todo aluno é um leitor, assim como todo poeta) a criar uma bagagem poética que lhe ajude não só na escrita de poemas, como também na leitura cotidiana de poesia. Ler poesia é tão difícil quando fazer, principalmente em nossa época, quando cada poeta cria uma maneira própria e uma poética própria que pede, muitas vezes, algum tipo de decifração deste código. (...) A função da oficina é ampliar o horizonte de leituras e de autores, oferecendo instrumentos tanto para a criação poética quanto para a crítica e o comentário de poesia.

Heitor Ferraz Mello é jornalista, mestre em Literatura Brasileira pela USP e autor do livro de poesia “Coisas imediatas [1996-2004]”, coleção Guizos, 7 Letras, Rio de Janeiro. Recentemente ministrou uma oficina de poesia no Sesc Consolação, em São Paulo, durante o encontro “Poesia & Prosa & Vice-versa”.

Dias 23 a 25 de Agosto - Horário: 18h30 / 21h30 - Sala de aula CDMAC
Público-alvo: Pessoas que desenvolvam trabalhos e pesquisas nas áreas de poesia, literatura e seus gêneros, estudantes, professores, autores inéditos ou não. Inscrições: Enviar curriculum para literatura@dragaodomar.org.br

Nem precisa dizer que eu também tô nessa, né?

Livros, livros, livros

Pra quem se encanta com literatura, ler acaba sendo um prazer e um tormento. Tô dividindo meu escasso tempo livre entre o “Balé Ralé” do Marcelino Freire, “O Amor Esquece de Começar” do Carpinejar e um livrinho do Barthes que é básico, mas acaba de me faltar o nome. Sem falar, das revistas que gentilmente meu amor compra todo mês e o livrão do Rubem Fonseca que ganhei de duas amigas queridíssimas no meu aniversário. E o pior que toda vez que vejo uma novidade, fico me coçando pra comprar. Exemplo é essa aqui abaixo. Lê e me diz: dá ou não dá água na boca?

"Se não estou errado em minha suposição (claro que tenho mais chances de estar errado do que certo), um homem ou uma mulher desenvolve precocemente, na infância ou no começo da adolescência, uma predisposição para fantasiar pessoas, situações, casos, mundos diversos do mundo que vive, e essa inclinação é o ponto de partida do que mais tarde poderá se chamar de vocação literária."

Cartas a um jovem escritor
Mario Vargas Llosa
Alegro Editora
181 páginas
R$ 29,20

E falando de Marcelino...

Tem conto do querido e sumido Marcelino Freire no Cronópios. Li a belezura, se não me engano, no Contos Negreiros. Repente, poesia e prosa tudo no mesmo angu. Vale a pena sempre, confira:

http://www.cronopios.com.br/site/prosa.asp?id=1609

terça-feira, agosto 01, 2006

Cinema e Literatura - só pra dar o gostim

Gente tô sem todas as informações, mas sei que:

Amanhã, quarta, como outras que vêm por aí, haverá na Biblioteca Pública de Fortaleza (do lado do Dragão do Mar) exbição de filmes baseados em livros e palestras sobre o tema "Cinema e Literatura". Começa às 13h e termina às 18h ou 18h30. Juro que amanhã passo o que eu tiver anotado bem direitinho, mas desde já, quem gozar a alegria de não ter as tardes escravizadas, vá se programando.

É Rafa ele

Dia corrido demais, mas não dava pra não retribuir a gentiliza do já amigo Rafael, que me indicou no blog dele. O blog Entretantos (http://rafaelrodrigues.wordpress.com/) já tá aí entre meus links, mas não custa nada falar que o cara escreve resenhas pra uma ruma de canto e é fã de Jonh Fante e odeia latim. Enfim, uma pessoa inteligente, sensível e sensata. Confiram, confiram, confiram.